quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desvendando o QR Code

Eis o resultado das tarefas propostas pela Prof. Mónica Velosa:

Preenchi o questionário com o número do meu celular, porém não foi poss[ivel incluir os códigos internacionais e nacionais (55 - Brasil) e (61-Brasília), não sei se receberei notícias da Prof. Mónica. Vou ficar na expectativa. Adoraria de receber os 3 MMS....

Para leitura da imagem codigo1.png, fiz de duas formas:
- salvando a imagem no meu celular e usando o extra Mobile Tags;
- leitura com leitor de QR Code instalado no celular.

A imagem codigo1.png apresenta um tutorial muito simples em como ler o QR Code com o celular, na página seguinte encontra-se um texto adaptado da Wikipedia sobre o QR Code, seu histórico, alguns exemplos de utilização e sites geradores de QR Code.

qrcodeUtilizando o PC, visitei o site http://qrcode.kaywa.com/ e copiei o link https://sites.google.com/site/formativiactsei para gerar um código QR.  Ao fazer a leitura do QR Code gerado, somos levados para a página da Micro-Atividade 5, ou seja, para termos acesso a uma informação pelo dispositivo móvel, não precisamos digitar a url no navegador, basta fazer a leitura da imagem gerada no site http://qrcode.kaywa.com/.  

Tô começando a entender o que é o QR Code e como gerar uma imagem. Acho o recurso tão interessante e simples de trabalhar que não consigo entender porque não é mais explorado na educação...


Interessante a ideia do Quiz Capitais proposto. Pedi para o meu filho de 17 anos responder mas ele não achou muito educativo, mesmo com a lista com as capitais, resultado da leitura da imagem codigo3.png. Ele acredita que seria melhor se já aparecesse no próprio Quiz qual a resposta certa e não só se acertou ou errou. Meninos críticos dessa geração Y, né?! Eu achando tudo o máximo e cheio de novidade e ele só faltou virar para mim com a cara de intelectual e soltar a frase do tipo: "elementar, minha cara mãe....para ser educativo precisa ser mais interativo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário