quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Bibliografia anotada I

Attwell, Graham. (2007). Web 2.0, Personal Learning Environments and the future of schooling.  Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/24852117/Web-2-0-Personal-Learning-Environments-and-the-future-of-schooling-Graham-Attwell. Acessado em: 12/11/2011.

Descrição: No artigo Web 2.0, Personal Learning Environments and the future of schooling, Graham Attwell analisa o impacto social do Personal Learning Environments (PLE), entendido como um ambiente de aprendizagem centrado na pessoa que é composto por um ou mais serviços baseados na Web. Este impacto é discutido com base do seu uso na escola e no ambiente de trabalho e como o crescente interesse pelo assunto demostra uma reação ao modo de como as pessoas estão usando a tecnologia para o aprendizado – formal e informal,  às novas exigências da sociedade para a educação e para mudar a forma de utilização do conhecimento dentro da sociedade. O autor defende que o surgimento dos PLEs não é mais uma promessa para transformar a forma de ensinar, trata-se de um passo significativo para mudar a prática social da educação.

Avaliação: A contextulização de como o sistema educacional surgiu e evoluiu ao longo dos anos serve de pano de fundo para uma compreensão de como os PLEs podem ser usados para o desenvolvimento de novas formas de pedagogia e facilitar a introdução de formas sociais de aprendizado como, por exemplo, o uso de redes sociais e o reconhecimento do aprendizado informal, visto como a principal fonte de aprendizagem nos dias de hoje.

Reflexão: Trata-se de um artigo introdutório sobre o tema que nos leva a compreender porque os PLEs estão ganhando força ao criar a possibilidade das pessoas incluíem em seu processo de aprendizagem não só informação, mas também a criação e o compartilhamento do conhecimento gerado em situações formais ou informais de aprendizagem que ocorrem tanto no período escolar como na vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário