terça-feira, 18 de outubro de 2011

Twitter e eu - parte III

Esta semana a proposta para usar o Twitter era analisar perfis na rede utilizando ferramentas próprias como, por exemplo, Klout. Além disso, integrar o Twitter com outras ferramentas web de produtividade profissional como, por exemplo, DIIGO, Google Reader e LinkedIn.

Antes de começar a falar da atividade gostaria de falar sobre o tempo que passamos diante do computador tentando entender tantas coisas...

Gastei algumas horas criando pastas, incluindo TAGs e HASHTAGs, fazendo login em diferentes sites e, claro, apagando a enxurrada de e-mails de confirmação de tudo isso. É isso mesmo? Precisamos ficar tanto tempo nos organizando para, em tese, conseguir gerenciar tudo isso para tentar ler alguma coisa em algum momento que tivermos mais tempo?

Agora gostaria de saber quem consegue chegar até este momento pois, até agora, só consegui cumprir as tarefas. Na realidade, cumpri parcialmente, não sei o que aconteceu que não consegui fazer a integração do Diigo e Twitter. Tenho certeza que o grande oráculo de todos os tempos, o senhor Google, tem a resposta mas, sinceramente, não tenho tempo agora para buscar as respostas nas redes. Que frustação...

As trocas pelo Twitter são bem dinâmicas, o que acaba comigo são os links que nunca consigo ler. Fiquei super frustada de não conseguir integrá-lo ao Diigo para depois, com tempo, conseguir ler alguma coisa.

A proposta de integração do Twitter com outras ferramentas ajuda a ter acesso mais rápido às informações de uma maneira mais organizadas. Gostei do HootSuite para organizar os tweets e o Google Reader para organizar os blogs (peço desculpa ao leitor mas acabei de lembrar de uma coisinha e preciso anotar em alguma coisa e não aguento mais mandar e-mail para mim mesmo - lembrete pessoal: preciso arrumar tempo para confirmar se estou seguindo todos os blogs dos colegas do MPEL). Continuando o post....

Por fim, preciso falar do Klout. Que interessante, né? Saber qual a sua "influência" na rede. Triste é descobrir que você é quase insignificante, apesar da manifestação de carinho de alguns colegas que leram o meu post. Desculpas, post não, tweet (ainda temos que lembrar o nome de cada coisa e usar vírgula ao invés de ponto e vírgula para separar tags. Peço desculpa novamente...mas estou usando o princípio do conectivismo, ou seja, prefiro deixar anotado tudo na rede, assim não sobrecarrego a minha memória, o duro é lembrar onde anotei, mas isso eu vejo depois, quando tiver tempo).

Por favor, se alguém tiver alguma ferramenta que crie mais tempo, ou então, que nos faça dormir menos horas por dia (informação útil: não perco sono tomando café depois das seis da tarde e nem uma boa taça de vinho), peço que me envie. Por qual meio? Acho que a telepatia é o canal menos congestionado, todos os outros estão lotados (e-mail, twitter, facebook, linked-in, SMS, correio de voz do celular, telefone, etc.).

Lembrei-me do Pierre Levy e a história da Arca de Noé. Em tempos de abundância de informações temos que saber escolher, como Noé fez ao construir sua arca.

Fora tudo que relatei neste post (será que este é o nome certo?), estou adorando a experiência de usuário de Twitter e optei por tratá-la de uma maneira mais bem humorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário