segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O papel do professor em qualquer contexto de aprendizagem

Você conhece Rubem Alves? Abro aqui este post com um vídeo desse grande pensador/pedagogo/escritor brasileiro que fala que o papel do professor é provocar a curiosidade do aluno. Seu foco são as crianças e os adolescentes mas acredito que podemos adotar esta mesma linha de pensamento para a aprendizagem no contexto online, normalmente, voltada para o público jovem e adulto.





Achei muito curioso quando Rubens Alves fala que o professor não precisa dar respostas, pois estas estão nos livros e na internet. Lembrei de George Siemens que traz muito forte esta realidade das novas tecnologias na educação. Em seu post Teaching in Social and Technological Networks (16/10/2010), o autor já indica que o professor, e as instituições de ensino, estão perdendo o controle do que os alunos devem aprender. As novas tecnologias possibilitam que o aluno busque informações sobre os assuntos que lhe interessam. Ele pode procurar no YouTube, Facebook, Twitter, Artigos na Internet, Comunidades, sites de busca e tantos outros.


E o que isso significa? Significa que o professor não é mais o centro das informações, que ele deve assumir um outro papel. Mas essa nova postura não deve ser somente no ambiente online, aplica-se também em situações presenciais. A tendência é que não haja mais a separação entre educação presencial ou a distância.


Siemens (2010) fala sobre os novos papéis do professor em ambiente de aprendizagem em rede abaixo relacionados:
  • Amplifying – Siemens cita como exemplo os recursos de uma das mídias sociais mais populares no mundo, o Twitter, e como um professor pode amplificar a sua influência entre os alunos e seus seguidores à medida que se torna um nó importante na rede de relacinamentos desses alunos;
  • Curating – como em um museu que o curador escolhe as melhores obras, o professor, em um ambiente em rede, torna-se referência. De acordo com o autor, o curador, num contexto de aprendizagem, organiza elementos-chave de um assunto de tal maneira que os alunos vão "entrar de cabeça" no assunto sem precisar do curso, ou seja, o curador trabalha de uma outra maneira com os alunos a partir das suas relexões pessoais, comentários sobre post, como uma forma de provocar os alunos;
  • Wayfinding and socially-driven sensemaking – auxiliar o aluno a dar sentido as informações fragmentadas na rede e, ainda, a dar um sentido a tudo que está disponível, também fazem parte da responsabilidade do novo papel do professor. Segundo o autor, dar um sentido às informações fragmentadas é um processo social;
  • Aggregating – pelo o que entendi, ainda não existe uma solução tecnológica para o que o autor chama de “agregação”, que seria a aplicação de inteligência a partir do que acontece em um curso, ou seja, revelar a estrutura e conteúdo do curso a partir da conversa que se desenrola, ao invés de defini-la com antecedência;
  • Filtering – Siemens defende que a aprendizagem é um processo de eliminação e o professor assume um papel importante ao filtrar algumas informações e fornecer um fluxo ao aluno que lhe ajudará a se concentrar na compreensão de um tema;
  • Modelling – acho que não compreendi muito bem o conceito de modelagem...Siemens cita uma declaração de Stephen Downes durante um curso em 2007 sobre o que seria este processo: “to teach is to model and to demonstrate. To learn is to practice and to reflect”;
  • Persistent presence – o autor defende que o professor precisa ter uma identidade virtual para ser encontrado pelo seu aluno, pode ser um blog, Twitter, qualquer outra mídia que lhe ofereça “um ponto de existência on-line”. Não é possível falar em um novo papel do professor em um contexto de aprendizagem em rede quando este não faz parte dessa rede. Para Siemens, a presença persistente na rede faz-se necessária para o professor assumir os demais papéis de amplificador, curador, agregador, filtragem de conteúdo e reflexão sobre o modelo de pensamento crítico de uma disciplina.
Outros autores também tratam da necessidade dos professores assumirem um novo papel no aprendizado on-line, tais como Anderson, Couros, Rena Palloff & Keith Pratt e tantos outros.


Mas gostaria de finalizar este post com um vídeo do especialista em educação, criatividade, inovação e recursos humanos, Sir Ken Robinson, que defende uma mudança radical das escolas que adotam um modelo industrial e padronizado de ensino para um modelo agrícola e mais personalizado de aprendizagem. Neste vídeo, ele chama a atenção de como as novas tecnologias, associadas com os talentos extraórdinários dos professores, fornecem uma oportunidade para revolucionar a educação.




Acho que aí fica o recado de como o papel do professor é fundamental no uso das tecnologias no contexto de aprendizagem em rede.


Referências bibliográficas

Robinson, Sir Ken (2010). Bring on the learning revolution! [video]. TED 2010, Filmed Feb 2010, Posted May 2010. Acessado em: outubro/2011.

Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição). Acesado em: outubro/2011.

Couros, Alec (2010). Teaching & Learning in a Networked World. Keynote na conferência Quest 2010 [Video e Slides]. Open Thinking. Acessado em: outubro/2011.

Paloff, Rena & Pratt, Keith (2010). The Excellent Online Instructor [Podcast]. Online Teaching and Learning. Acessado em: outubro/2011.

Siemens, George (16-02-2010). Teaching in Social and Technological Networks.Connectivism. Acessado em: outubro/2011.

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